O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, declarou que o Vaticano não ajudou a encobrir os abusos sexuais cometidos por membros do clero na Irlanda e pediu objetividade às autoridades desse país para ajudar as vítimas.

O sacerdote qualificou de falsas as afirmações de certos personagens que acusam o Vaticano de ter animado os bispos da Irlanda a não denunciar os casos de abuso sexual à polícia.

Segundo o Padre Lombardi, estas acusações ignoram tudo o que a Santa Sé tem feito para rebater o problema. "Atribuir uma grave responsabilidade à Santa Sé pelo que aconteceu à Irlanda", indicou o Padre. Lombardi "demonstra pouco conhecimento do que a Santa Sede tem feito em realidade nos últimos anos para ajudar a abordar eficazmente o problema".

O porta-voz vaticano esclareceu que seus comentários não são uma resposta oficial do Vaticano, a mesma será publicada em breve, logo que os legisladores irlandeses envolvessem a Santa Sé no caso da Diocese de Cloyne, onde um recente relatório identificou nove casos de abusos cometidos entre 1996 e 2005, que não foram reportados às autoridades pelo ex-bispo local.

O Parlamento de Dublin aprovou na quarta-feira 20 de julho uma moção na qual se acusa o Vaticano de "menosprezar os normas de proteção das crianças" nos casos de abusos sexuais a menores por parte do clero na Irlanda.

O Papa Bento XVI enviou no ano 2010 uma delegação à Irlanda com o fim de investigar os seminários e as dioceses deste país e escreveu uma carta aos católicos da Irlanda na qual expressou "sua dor" pelos casos de abusos que saíram à luz no mesmo ano.

Além disso, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal William Llevada, enviou uma carta circular às conferências episcopais do mundo na qual exortou os bispos a prepararem um documento que indicasse o procedimento que a autoridade eclesiástica seguirá nestes casos.

Hoje, a Santa Sé publicou uma declaração oficial do Padre Lombardi na qual confirma que o Vaticano "vai responder oportunamente às questões colocadas pelo Governo irlandês a propósito do relatório sobre a diocese de Cloyne”.

“Em todo caso, esperamos que o debate em curso sobre temas tão dramáticos se desenvolva com a necessária objetividade, de modo a contribuir para a causa que deve estar no coração de todos, isto é, a salvaguarda das crianças e jovens", assinalou o porta-voz vaticano.