A Diocese de Algarve celebrou esta quarta-feira os 100 anos de vida de monsenhor Sezinando Oliveira Rosa, o sacerdote mais idoso em Portugal. A missa que assinalou o aniversário contou com a presença de boa parte do clero diocesano na igreja paroquial de Alcantarilha, onde o aniversariante foi pároco e reside agora.

Segundo informou a Agência Ecclesia do episcopado português o sacerdote disse aos jornalistas que não tem “más memórias” e que Pio XI (1857-1939) foi o Papa que mais o marcou, afirmando ainda que a Igreja de hoje é muito diferente da altura em que foi ordenado.

“Hoje é uma Igreja mais viva que acompanhou os tempos”, concretizou, “agora há mais sentido de responsabilidade da fé”.

A celebração foi presidida pelo bispo do Algarve, Dom Manuel Quintas, o prelado evidenciou o sentido daquela celebração que serviu também para “louvar a Deus”, não apenas pelo “dom da vida” que concedeu ao aniversariante, mas também “pelo dom que monsenhor Sezinando foi, é e há de continuar a ser para a Diocese do Algarve”.

D. Manuel Quintas destacou que “o importante de vida não é a quantidade de anos que possamos viver”.

“A vida vale, sobretudo, pela intensidade e qualidade de amor que caracteriza os muitos ou poucos anos que vivemos. A vida é, por excelência, esse dom que Deus nos concedeu que depois se multiplica, ramifica e surgem muitos outros dons”, afirmou.

Presente na cerimônia esteve também o bispo emérito de Aveiro, Dom António Marcelino, com quem o sacerdote centenário trabalhou.

O bispo do Algarve quis ainda “louvar a Deus” pelo “dom do sacerdócio” concedido ao cónego monsenhor Sezinando Rosa, o sacerdote mais idoso e simultaneamente o que foi ordenado há mais tempo em todo o país.

Dom Quintas lembrou os anos em que o aniversariante foi diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa, administrador da Rádio Renascença e secretário geral da Ação Católica de Portugal.

“Nestes 11 anos, em que estou no Algarve, vi no monsenhor Sezinando um estímulo muito grande para o meu ministério, nomeadamente quando ele, já limitado na saúde, se ofereceu a Dom Manuel Madureira Dias [bispo emérito] para aquilo que dele quisesse dispor”, testemunhou D. Manuel Quintas.

Antes do final da Eucaristia, em que se cantaram os parabéns, o aniversariante agradeceu a presença de todos os que se quiseram associar à celebração.

O sacerdote centenário da Diocese do Algarve, membro do Cabido Catedralício da Sé de Faro, é natural de Vila Real de Santo António, onde nasceu no dia 20 de julho de 1911 e foi ordenado a 15 de setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês.