Pela ocasião da Conferência Internacional sobre os Cristãos na Terra Santa que está sendo celebrada nestes dias em Londres, o Patriarca latino de Jerusalém, Cardeal Fouad Twal, expressou que a Igreja Católica procura o diálogo inter-religioso para dar um contexto de paz entre os diferentes credos do mundo.

"O fato de ter trazido a Londres estudantes de Belém, e dos territórios ocupados, representa já uma abertura significativa para eles. Esperemos que o Ocidente, Londres, e a Europa sejam mais conscientes de nossa verdadeira situação e que cada um, segundo suas próprias possibilidades, se mobilize por uma maior justiça e paz para todos", afirmou o Cardeal.

Em uma entrevista concedida hoje à Rádio Vaticano, Dom Twal expressou que a falta de respeito religioso costuma dever-se ao exemplo que os políticos dão ao povo, "o povo, os fiéis, os cidadãos são conscientes de que esta situação não pode continuar. Aliás são os políticos os que não sempre têm os pés na terra".

Do mesmo modo, recordou a importância da educação como elemento fundamental para um futuro de paz, e disse que é necessário "educar a nossos jovens no respeito recíproco, em um conhecimento recíproco".

O encontro realizou-se nos dias 18 e 19 de julho, e busca o financiamento do desenvolvimento sustentável para a Terra Santa e a paz entre os cristãos que habitam a zona.

Além de Dom Twal, a entrevista contou com a participação do Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran; do Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols; do líder da comunhão anglicana, Rowan Williams; e do arcebispo anglicano de Jerusalém, Suheil Dawani.

"Que os católicos, os protestantes, os anglicanos, os muçulmanos, e os judeus estejam juntos já é um sinal positivo. Quanto mais nos encontremos, melhor será, porque nos conheceremos melhor, e o conhecimento nos ajuda a ser mais equilibrados, mais moderados, mais respeitosos uns com os outros", concluiu Dom Twal.