O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da viagem do Papa Bento XVI à Alemanha, programado para os dias 22 a 25 de setembro de 2011.

Esta é a segunda viagem que o Papa Bento XVI realiza à sua terra natal durante seu pontificado. O primeiro o levou à cidade de Colônia, onde se encontrou com os participantes da Jornada Mundial da Juventude no ano 2005.

O Santo Padre partirá na quinta-feira 22 às 8.15h do aeroporto romano de Ciampino e aterrissará no aeroporto internacional de Berlim-Tegel às 10.30h (horário local).

Depois da cerimônia de boas-vindas no Castelo de Bellevue, realizará uma visita de cortesia ao Presidente da República Federal Alemã, Cristian Wulff, nesse mesmo lugar. Posteriormente terá um encontro oficial com a Chancelaria Federal na Sede da Conferência Episcopal Alemã em Berlim, junto à Academia Católica.

Pela tarde o Papa visitará o Parlamento Federal e em seguida se encontrará com representantes da Comunidade hebraica. Às 18:30h celebrará a Santa Missa no Olympiastadion de Berlim.

Na sexta-feira 23, às 9:00h depois de participar de um encontro com representantes da Comunidade muçulmana na Nunciatura Apostólica de Berlim, o Santo Padre viajará de avião a Erfurt, onde visitará a Catedral de Santa Maria, terá um encontro com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã e comparecerá a uma Celebração ecumênica.

Pela tarde se dirigirá em helicóptero a Etzelsbach, onde às 17:45h presidirá as Vésperas marianas na Wallfahrtskapelle e ao terminar retornará a Erfurt.

No sábado 24 às 9:00h o Papa Bento celebrará a Santa Missa na Domplatz de Erfurt e logo depois se transladará em avião a Freiburg im Breisgau, onde visitará a Catedral. Pela tarde se encontrará com o Ex-chanceler Helmut Kohl no Seminário desta cidade.

Posteriormente se reunirá com representantes das Igrejas Ortodoxas, com os seminaristas e com o Conselho do Comitê Central dos católicos alemães (ZDK).

Às 19:00h ele se translada à Feira de Freiburg im Breisgau para a Vigília de Oração com os jovens.

No domingo 25 de setembro, às 10:00h, Bento XVI celebrará a Santa Missa no aeroporto turístico de Freiburg im Breisgau e rezará o Ângelus.

O Santo Padre almoçará com os membros da Conferência Episcopal Alemã e às 16:20h se encontrará com os magistrados do Tribunal Constitucional Federal e com os católicos comprometidos com a Igreja e a sociedade.

Depois da cerimônia de despedida no aeroporto de Lahr, o avião papal partirá em direção a Roma, estando prevista sua chegada ao aeroporto de Ciampino às 20:45h.