Foi apresentada na última sexta-feira uma nova iniciativa turística elaborada pela prefeitura da capital italiana em conjunto à Obra Romana de Peregrinações (Opera Romana Pellegrinaggi -ORP) da Santa Sé: o cartão Omnia Card, com o qual os turistas e peregrinos poderão utilizar gratuitamente os meios de transporte público e ter acesso aos locais de visita do Vaticano por um preço mais acessível.

A Rádio Vaticano informou que o cartão contempla os circuitos culturais vaticanos e permitirá aos visitantes não enfrentar filas para comprar entradas em museus como os Museus Vaticanos, a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, os Jardins Vaticanos, a Basílica e o Claustro de São João de Latrão, a Prisão Mamertina, o Coliseu, o Palatino e o Fórum Romano.

Por enquanto, ainda estão sendo experimentados os possíveis trajetos. No final de julho, será feito o anúncio oficial e dentro de alguns meses o Omnia será uma realidade, com guias de áudio em vários idiomas.

Com validade de três dias, custará 85 euros para os adultos e 50 euros para crianças, o que, segundo os promotores, constitui uma economia para as famílias, já que as entradas compradas individualmente custariam quase 110 euros.

O site do Omnia Vatican & Rome já está ativo desde a sexta-feira e os cartões podem ser adquiridos pela Internet, mas também nos diversos pontos da ORP na capital, em aeroportos, estações de trem, etc.

Nos últimos anos, Roma registrou um aumento anual de quase 1 milhão de visitantes. Entre janeiro e junho de 2011, o aumento das presença de visitantes do Brasil foi estimado em 20,66%.