A Igreja de Chang Sha, na província de Hu Nan (na China), encheu-se de fiéis no dia 14 de julho para celebrar a Missa pelo falecimento do Pe. Francis Wei Shi Zhi, que morreu aos 95 anos de idade, vinte dos quais esteve encarcerado por causa da perseguição comunista.

A agência Fides informou na sexta-feira 16 que dezenas de sacerdotes concelebraram a Missa ante os numerosos fiéis que chegaram de todas as partes da China.

"O padre Wei é um exemplo para nós os sacerdotes jovens. Sofreu mais de 20 anos da prisão durante a Revolução Cultural na China e nunca se queixou. Observou estritamente o espírito franciscano da pobreza material seguindo os ensinamentos de Cristo com firmeza. A pesar do sofrimento, nunca traiu a fé", afirmou um sacerdote.

O sacerdote relatou à Agência Fides que quando a igreja abriu de novo, o Pe. Wei "trabalhou de perto com Dom Qu Tian Ci para fazer o melhor serviço possível à Igreja que estava renascendo. Satisfazer as necessidades dos fiéis era sua vida cotidiana".

"Foi o melhor colaborador do bispo, o melhor irmão e pai dos jovens sacerdotes, o melhor sacerdote para os fiéis. Sua vida foi um verdadeiro testemunho vivo de Cristo", afirmou.