O Pontifício Conselho Cor unum no Vaticano comunicou hoje que o Papa Bento XVI enviou uma doação de 50 000 euros ao Bispo de Yibuti (Somália), Dom Giorgio Bertin, para colaborar com as necessidades atuais em meio da grave crise humanitária que vive este país africano do Nordeste da África.

O comunicado assinala que "conforme recordou o Santo Padre Bento XVI na sua chamada pronunciada após a oração do Ângelus do domingo 17 de julho, a carestia causada pela seca no Nordeste da África desembocou em uma gravíssima emergência humanitária".

Com efeito, ao finalizar a oração Mariana Bento XVI invocou "à mobilização internacional para enviar rapidamente ajuda a estes nossos irmãos e irmãs duramente provados, entre os quais há muitas crianças"

"Que não falte a estas populações que sofrem nossa solidariedade e a ajuda concreta de todas as pessoas de boa vontade", alentou.

O texto divulgado hoje recorda que as pessoas afetadas são ao redor de "10 milhões e os prófugos que correm risco de morrer ao carecer dos bens de primeira necessidade são centenas de milhares. A Somália e o norte do Quênia são as zonas mais afetadas".

Fazendo ainda mais concreta sua ajuda, o Santo Padre decidiu então enviar os 50 000 euros para colaborar "diretamente na ajuda às populações afetadas".