O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Charles Chaput, até agora Arcebispo de Denver, como novo Arcebispo de Filadelfia nos Estados Unidos. Ele sucede assim o Cardeal Justin F. Rigali, cuja renuncia ao governo pastoral da arquidiocese foi aceita por ter chegado ao limite de idade (75 anos).

Em seu serviço em Denver Dom Chaput deu grande importância e promoção à comunidade hispana, tarefa para a qual contou com a colaboração do atual Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, quem foi Bispo Auxiliar de Denver entre 2001 e 2004.

Ambos bispos impulsionaram grandemente a comunidade latina nos Estados Unidos.

Dom Chaput serviu na Arquidiocese de Denver desde 1997. Depois, ele empreendeu diversas tarefas como a fundação do Seminário St. John Vianney, que tem uma das taxas mais altas de ingresso no país.

O Arcebispo também foi importante para o êxito de diversas organizações com sede no estado de Colorado como o grupo Fellowship of Catholic University Students (FOCUS), o grupo internacional de mulheres Educating on the Nature and Dignity of Women (ENDOW), e o Augustine Institute, uma escola católica de educação superior.

Entre 2003 e 2006 serviu como membro da Comissão Internacional para a Liberdade Religiosa nos Estados Unidos. Também serviu em diversos comitês da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos relacionados com os temas de matrimônio, defesa da vida e da família, e a imigração.

Dom Charles Chaput nasceu em 26 de setembro de 1944 em Concórdia, Kansas. Foi ordenado sacerdote agustino em 29 de agosto de 1970.

Foi designado Bispo de Rapid City, estado de Dakota do Sul em 11 de abril 1988, recebendo a ordenação episcopal em 26 de julho desse mesmo ano. Em 1997 o Beato João Paulo II o designou Arcebispo de Denver.

Dom Chaput tomará posse da sede de Filadélfia no dia 8 de setembro de 2011 na Basílica Catedral dos Santos Pedro e Pablo.

Para o governo pastoral da arquidiocese, Dom Chaput conta com a colaboração de 988 sacerdotes, 3244 religiosos e 234 diáconos permanentes.