No penúltimo dia do Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), os prelados afirmaram a importância dos meios de comunicação católicos e incentivaram a criação de uma Rede Católica de Comunicação no país.

Durante o debate, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, sugeriu que os veículos católicos de comunicação tivessem programas em rede, de forma a transmitir a voz oficial da Igreja, especialmente no que se refere aos assuntos que precisam ser esclarecidos para a população. A proposta se tornou consenso e também foi defendida pela CNBB.

Segundo informa a nota da Arquidiocese do Rio, onde o seminário está acontecendo, A mesa redonda, que foi moderada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, teve lugar na tarde de quinta-feira e contou com a participação de representantes de diversos veículos católicos: TV Aparecida, Canção Nova, Horizonte, Rede Vida, Século 21, Terceiro Milênio e SIGNIS – Associação Católica de Comunicação.

- Já avançamos muito e precisamos continuar caminhando, progredindo dentro dessa mentalidade de comunhão e parceria, pois o nosso objetivo é o mesmo: anunciar o Evangelho. Temos diversos carismas e maneiras diferentes de transmitir a mensagem cristã, mas é essa mesma mensagem que nos une, afirmou o presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno.

O presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, também acredita que a transmissão em rede do posicionamento oficial da Igreja será uma referência para a população.

Por sua parte, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Celli, também chamou a atenção para a necessidade dessa comunhão eclesial.

- Creio que, a partir de agora, os Bispos estarão mais motivados a incentivar a criação e ampliação da Pastoral da Comunicação (Pascom) em suas paróquias e comunidades, especialmente, no investimento e na valorização dos agentes da Pascom, afirmou também Dom Damasceno.