Este sábado, 16 de julho, a Igreja universal celebra a memória de Nossa Senhora do Carmo, uma antiga devoção mariana relacionada à Ordem Carmelitana presente também no Brasil.

Segundo recorda em uma nota de imprensa o Portal A12, do Santuário Nacional de Aparecida, os membros da Ordem Carmelitana (Carmelitas) vivem a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo a nuvem, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido no símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador.

A palavra Carmelo significa ‘jardim’, quando abreviada se diz ‘Carmo’, de onde vem o nome da devoção.

Os discípulos de Elias, recordando aquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelo, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o Título Servas de Maria.

A Ordem de Nossa Senhora do Carmo, colocada sob a proteção da Santa Sé, começou a ter, então, uma aceitação extraordinária no mundo católico. Para isto concorreu poderosamente a Irmandade do Escapulário, que deve a fundação a São Simão Stock.

Em 16 de julho de 1251, estando em oração fervorosa, Nossa Senhora apareceu a Simão Stock e trouxe-lhe um escapulário. "Meu dileto filho - disse-lhe a Rainha do céu - eis o escapulário, que será o distintivo de minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio, que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno".

Simão Stock buscou então divulgar a irmandade do escapulário e convidar o mundo católico a participar dos grandes privilégios anexos. Entre os devotos do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, vêem-se Papas, Cardeais e Bispos. O Escapulário teve uma aceitação favorável e universal entre o povo católico. Neste sentido, só é comparável ao Rosário.

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é tradicionalmente usado pelos fiéis como símbolo da preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria recorda o Portal A12.

A Oração a Nossa Senhora do Carmo, é a seguinte:

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com a graça e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado; e lá do céu, eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda a eternidade. Amém!

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!