A agência vaticana Fides informou este sábado 16, que instituiu o blog "Being catholics in China" (Ser católicos na China), como meio de informação e formação para os católicos chineses.

“É um momento favorável do Espírito, que exige uma leitura atenta da situação, porque a Igreja, que está em casa em cada nação e cultura, possa livremente desempenhar a ela confiada por Cristo”, afirma nota de Fides que comunica o nascimento da iniciativa digital de evangelização cujos conteúdos estão postos em chinês e inglês.

Segundo Fides, através do blog, será possível conversar e interpelar as pessoas encarregadas de coordenar a atividade de evangelização, sobre questões de interesse da Igreja.

Este blog também será um instrumento de unidade da Igreja na China com todas as Igrejas do mundo e da Igreja Universal, afirma a agência vaticana.

A China permite o culto católico unicamente à Associação Patriótica Católica Chinesa, subordinada do Partido Comunista da China, e rechaça a autoridade do Vaticano para nomear bispos ou governá-los. A Igreja Católica fiel ao Papa não é completamente clandestina; embora seja assediada constantemente.

As relações diplomáticas entre a China e o Vaticano se romperam em 1951, dois anos depois da chegada ao poder dos comunistas expulsaram os clérigos estrangeiros.

O endereço do blog é http://catholicsinchina.blogspot.com