O Arcebispo de Santiago (Chile), Dom Ricardo Ezzati, expressou sua alegria pela celebração dos 450 anos de criação da Arquidiocese, tempo em que "a fé cristã foi fazendo-se carne” junto com a vida do país “desde o início da mesma colônia".

"Queria destacar, além da data, o que significou a Igreja Católica na construção do país. Uma Igreja que acompanhou do começo a vida do nosso povo, que esteve ao lado da defesa dos indígenas".

"Pude conhecer como a Igreja no começo da história do Chile esteve presente na criação dos centros de cultura, na saúde, na educação, nos seminários” entre outros “tantos e tantos campos”, afirmou o Prelado.

Por isso, afirmou que "é uma excelente notícia" a celebração deste aniversário da Igreja em Santiago, que "acompanhou sempre a vida de nosso país com a força do Evangelho, encarnado em tantas e tantas instituições".

Por sua parte, o Vigário Geral de Pastoral, Dom Cristián Precht, anunciou as atividades para comemorar os 450 anos de criação da Diocese de Santiago em 1561 por parte do Papa Pio IV.

Ele indicou que a primeira atividade será a 15ª Semana Teológico-Pastoral 2001, de 18 a 22 de julho com o tema "Presente e futuro de nosso passado: 450 anos de história na Igreja de Santiago".

No sábado 23 será realizada uma grande Assembléia Arquidiocesana com representantes da Igreja local, e na qual serão distinguidas as pessoas que deram um testemunho de vida cristã e serviço à Igreja.

Finalmente, no dia 24 de julho, Dom Ezzati presidirá uma solene Eucaristia na Catedral Metropolitana com motivo da festa de São Tiago Apóstolo, Padroeiro da cidade. Esse mesmo dia a Municipalidade de Santiago renderá uma homenagem à Igreja local no Teatro Municipal.