A agência italiana ANSA informou nesta terça-feira que o Papa João Paulo II recebeu com alegria e alívio a notícia da libertação dos três reféns italianos, bem como de um cidadão polonês.

Forças especiais da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque libertaram na terça-feira três reféns italianos que estiveram cativos durante quase dois meses, e um polonês seqüestrado há uma semana.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé explicou a ANSA que o Pontífice recebeu com  “alegria e alívio a notícia da libertação dos reféns italianos e do polonês”.

“Enquanto participa nos sentimentos de alegria dos familiares, (o Papa) sente-se também muito próximo à família de Quattrocchi, assassinado barbaramente após o sequüestro”, acrescentou Navarro-Valls.

Por sua vez, Dom Fernando Filoni, Núncio Apostólico no Iraque, expressou sua satisfação pela conclusão positiva do caso.

Durante os quase dois meses de captura dos três reféns falou-se em mais de uma ocasião da mediação realizada pela Igreja e a pregunta se a Santa Sé contribuiu para esta libertação, Filoni respondeu que preferia “não fazer comentários”.