Depois dos atentados de ontem na Índia que cobraram a vida de 21 pessoas e deixaram mais de 140 feridos, o Bispo Auxiliar de Bombay, Dom Agnelo Rufino Gracias, assinalou que os católicos seguirão trabalhando pela paz e que a violência não triunfará.

No atentado, considerado o pior ataque terrorista desde 2008, três bombas explodiram quase simultaneamente em Bombay, capital financeira da Índia, onde reinou o caos e o desespero e onde a polícia já iniciou as investigações para encontrar os responsáveis.

A agência vaticana Fides assinala que as explosões ocorreram quando em Bombay se iniciava o encontro do "Conselho dos Bispos Índios da Região Ocidental", que inclui as províncias eclesiásticas de Bombay, Nagpur e Goa, assim como as dioceses de rito oriental presentes nos territórios.

Por esta razão os bispos guardaram um minuto de silêncio em luto. Logo dedicaram a Missa de ontem às vítimas da tragédia. Dom Gracias disse à Fides após os atentados que "a cidade está agitada. Estamos muito tristes pela perda de tantas vidas e pelo atentado contra vítimas inocentes".

"Condenamos toda forma de violência, especialmente contra os inocentes. Os terroristas escolheram os lugares com grandes concentrações de pessoas para provocar um grande número de vítimas. É uma tragédia para muitas pessoas e para muitas famílias".

O bispo recordou os ataques de 2008 e assinalou que "talvez Bombay seja um objetivo porque é uma grande metrópole difícil de controlar pela polícia. Inclusive para os serviços de inteligência não será fácil localizar os responsáveis. Entretanto, as investigações estão em andamento e temos esperança".

O objetivo dos terroristas, afirmou, "é criar instabilidade e medo. Mas não devemos permiti-lo. Recordo que em 2008 a cidade voltou rapidamente para a vida normal".

"Não vamos permitir que estas forças escuras tomem forma, não nos deixaremos paralisar e a violência não triunfará". "A Igreja vai dar sua contribuição", acrescentou.

O Bispo concluiu assegurando que "vamos trabalhar juntos com todas as pessoas de boa vontade para erradicar o mal e criar um ambiente de paz. A Igreja Católica de Bombay está disposta a mobilizar-se para ajudar as vítimas e continuar orando pelos que sofrem e para que o Senhor conceda a Bombay o dom da harmonia e a paz".