O Papa Bento XVI recebeu a um grupo de familiares dos quase 800 marinheiros que até o momento permanecem seqüestrados por piratas em todo o mundo.

O Apostolado Marítimo da Fundação Migrantes da Conferência Episcopal Italiana, informou que o encontro privado realizou-se no dia 10 de julho após o Ângelus, por ocasião da celebração do Domingo do Mar.

Do mesmo modo, a Fundação Migrantes fez um chamado aos governos e organizações internacionais a fazer o for necessário para que os marinheiros seqüestrados retornem sãos e salvos, assim como solucionar o problema da pirataria.

A fundação pediu também apoio às famílias dos seqüestrados com assistência imediata, e alentou os familiares a "dirigir-se aos Centros Stella Maris para receber consolo e assistência. Em tais dramáticas situações, estes centros podem ser mais que nunca para eles um porto seguro e um farol de esperança".

"A todos os marinheiros seqüestrados, para que não percam a esperança de reunir-se logo com seus seres queridos e permaneçam firmes em sua fé. O Apostolado do Mar deseja dirigir-lhes toda sua solidariedade", acrescentou, e insistiu aos piratas que ponham fim aos seus atos criminais.

Em 2010 foram registrados 445 ataques de piratas, com 53 naves seqüestradas e 1 181 marinheiros capturados. A maioria dos assaltos ocorrem nas costas da Somália (África).