O Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar Alas, fez um chamado urgente às autoridades para deter a onda de violência que já causou centenas de mortes neste ano.

Conforme informa a agência vaticana Fides, "a Igreja Católica em El Salvador convida a se unir diante da situação de insegurança que vive o país e considera grave que as autoridades e os responsáveis pelas instituições diretamente ligadas à questão da segurança não consigam entrar em acordo entre si para resolver o grave problema".

Dom Escobar considera que o problema da violência é possivelmente mais urgente que o problema econômico, já que todos os demais se derivam deste.

"Não se pode viver numa situação em que vivemos e continuar como se nada estivesse acontecendo, é hora de deter esta situação", disse Dom Escobar, ao referir-se aos altos níveis de insegurança do país.

Fides informa que até a data, em 2011, 77 estudantes foram mortos e outros 114 assassinatos foram cometidos no transporte público.

Entretanto, no princípio deste mês, funcionários de segurança pública se declararam satisfeitos na luta contra a delinqüência devido ao fato que foi reduzido em 400 unidades o número de assassinatos cometidos entre junho de 2010 e maio de 2011, em comparação com os que foram produzidos nos mesmos meses dos anos 2009-2010.