O bispo lefebvrista britânico Richard Williamson, membro da Fraternidade São Pio X –que reúne os seguidores do arcebispo francês Marcel Lefebvre que faleceu excomungado– foi condenado a pagar uma multa de 6 500 euros por ter negado a shoah, o holocausto judeu.

No ano 2008 o Bispo disse em uma entrevista que "as evidências históricas contradizem massivamente a tese de que 6 milhões de judeus morreram" nos campos de concentração nazistas, depois do qual foi condenado por um tribunal alemão, em 2010, a pagar uma multa de 10 000 euros.

A decisão comunicada no dia 11 de julho para que pague os 6 500 euros é o resultado do processo de apelação que apresentou.

Os meios de comunicação voltaram a transmitir a entrevista de 2008 em janeiro de 2009, fazendo-a coincidir com o levantamento da excomunhão aos quatro bispos ordenados por Lefebvre sem permissão do Papa, entre os quais estava Williamson.

Isto foi considerado por diversos analistas como uma clara manobra para prejudicar o Papa Bento XVI e sua generosa decisão de retirar-lhes a pena canônica a estes prelados ordenados de maneira ilícita e que não exercem nenhum ministério lícito na Igreja.

Os outros três bispos são o atual líder da fraternidade São Pio X, Bernard Fellay, Tissier de Mallerais e Alfonso de Galarreta.

O Vaticano e os membros da fraternidade começaram então um processo de conversações no qual a Santa Sé exigiu a total aceitação, por parte dos lefebvristas, do Concílio Vaticano II e do magistério de todos os Papas posteriores a Pio XII.

Para evitar confusões e mal entendidos, a Santa Sé precisou em um comunicado de 4 de fevereiro de 2009 que a fraternidade São Pio X "não goza de nenhum reconhecimento canônico na Igreja Católica. Além disso os quatro bispos, embora já não estejam excomungados, não têm uma função canônica na Igreja e não exercitam licitamente um ministério nela".

Sobre Williamson a nota assinala que suas declarações de negação ao holocausto "são absolutamente inaceitáveis e firmemente refutadas pelo Santo Padre, como ele mesmo remarcou no último 28 de janeiro" na Audiência Geral desse dia.