Na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que teve início ontem (12) no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância e a necessidade dos meios de comunicação para a evangelização no contexto atual.

O evento conta com a presença de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e reúne outros 80 bispos de todo o país.

O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta quem agradeceu a presença dos bispos e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e o apoio da arquidiocese do Rio.

Em seu discurso aos prelados presentes, Dom Damasceno afirmou que “a Igreja, consciente da força e do alcance destes meios, os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”.  O arcebispo também citou o texto da conferência de Puebla no qual os bispos latino-americanos afirmaram que “evangelização é comunicação” e por esta razão, “a comunicação social deve ser levada em conta em todos os aspectos da transmissão da Boa Nova”.

«Já em Medellin, há mais de 40 anos, a Igreja da América Latina compreendeu a imprescindibilidade dos Meios de Comunicação Social ao afirmar que, sem eles, não poderia cumprir sua missão de levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra”», ressaltou também o cardeal Damasceno.

“A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI, por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o purpurado brasileiro em declarações reunidas pela CNBB.

Falando sobre o tema do encontro (Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias), Dom Raymundo afirmou também que “a Igreja no Brasil se mostra atenta às transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias” e destacou iniciativas eclesiais no campo das comunicações que mostram que “a CNBB leva a sério” este tema.

Concluindo seu discurso o cardeal Damasceno afirmou sobre o evento que já podia “antever seus abundantes frutos para nossas dioceses, paróquias e comunidades traduzidos no compromisso com uma comunicação que leve as pessoas à plena comunhão umas com as outras, em Jesus Cristo”.

Por sua parte, o presidente do Pontifício Conselho, Dom Claudio Maria Celli recordou a importância da comunicação no ministério episcopal.

“Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, afirmou Dom Celli e acrescentou que “é imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”.

Segundo o arcebispo italiano, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar e novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.

O Seminário continua hoje com a missa que foi presidida por Dom Claudio Celli e segundo informou a CNBB seria seguida da apresentação do professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, com o tema “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.