Após uma reunião promovida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Arcebispo Rino Fisichella, foi anunciado este 12 de julho o lançamento da iniciativa «Missão Metrópoles» que envolverá, no próximo ano, onze das maiores cidades europeias numa “iniciativa pastoral para a nova evangelização” incluindo Lisboa em Portugal.

Em declarações à Rádio Vaticano, o arcebispo Rino Fisichella, responsável por este dicastério, explica que «missão» nasceu após um encontro para o qual foram convocados bispos e cardeais dessas cidades, incluindo o patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização afirma que estão previstas iniciativas simultâneas na Quaresma de 2012 [que terá início no dia 22 de fevereiro].

Dom Fisichella afirma que, pelo momento, estão apenas envolvidas cidades do Velho Continente, nas quais contam, além de Lisboa, Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Colônia, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena.

O objetivo é promover uma “resposta à nova evangelização na situação de crise em que se encontra a Europa”, afirmou o Arcebispo em declarações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português.

A «Missão Metrópoles» acontecerá poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização, e é para o presidente do recém criado Pontifício Conselho um “sinal concreto que as grandes cidades, grandes dioceses da Europa vão propor” como “um projeto comum que pode ser partilhado”.

Entre 2003 e 2007, Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste promoveram o chamado Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), em diversas sessões anuais.

O Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi apresentado em 2010, no Vaticano, com a publicação da Carta Apostólica de Bento XVI, intitulada “Ubicumque et semper”.

Este organismo pretende fazer face aos desafios que a evolução e as transformações sociais e econômicas colocam para a Igreja, particularmente no que diz respeito ao anúncio da Palavra de Deus, conclui a nota da agência Ecclesia.