Em um audiência no Senado ocorrida nesta última   quarta-feira, dia 22, o bispo da Prelazia do Xingu em Altamira, Dom Erwin Krautler, disse que a situação no Pará é difícil. Em Anapu, cidade em que foi assassinada a missionária Dorothy Stang, "o povo está abandonado e só pode apelar para a Igreja Católica".

Segundo o informado pela agência Brasil,  o bispo, condenou o "derramamento de sangue" na região e afirmou que a condição do povo é muito difícil. Dom Krautler também contou que irmã Dorothy não acreditava que pudesse ser assassinada, apesar das ameaças que recebia. "Ela se perguntava: quem vai querer atirar em uma velha como eu?", contou.

Ao ressaltar a  insistência da irmã em não querer abandonar o povoado da região e sua proximidade com os mais pobres, indicou que  "em 1982, a irmã veio de Marabá e pediu para trabalhar em um lugar carente, com pessoas pobres e necessitadas", relembrou. O Bispo contou também que uma  felicidade para Irmã Dorothy foi  quando recebeu o título de cidadã paraense.

A audiência pública  conta também com a presença do desembargador Gercino José da Silva Filho, ouvidor agrário nacional do Incra; Manoel Santino Nascimento Júnior, secretário especial de Defesa Social do Pará; e Felício Pontes, procurador da República do Pará, informa a agência.