A Conferência Episcopal Colombiana (CEC), chamou os colombianos a emitirem um voto de consciência nas eleições de 30 de outubro, porque as autoridades locais dos departamentos e municípios escolhidas terão que responder aos desafios da violência e a pobreza.

Ao término da 91ª Assembléia Plenária do episcopado deste país, os bispos emitiram uma mensagem reiterando seu compromisso a apoiar "a formação da opinião pública para favorecer a transparência", a verdade, a liberdade e a democracia. "Comprometemo-nos, além disso, a partir desde já a apoiar os novos mandatários em seu compromisso com a construção da paz e da reconciliação", indicaram os prelados na sexta-feira.

Os bispos também disseram que os colombianos esperam candidatos com uma conduta moral e a apresentação de programas que combatam a pobreza, a corrupção, fortaleçam a democracia, resolvam o problema dos deslocados e pacifiquem o país.

"A tarefa dos novos governantes está estreitamente ligada com o fortalecimento e a construção das estruturas políticas, econômicas e sociais que tornam realidade a paz ao resolver as causas que geram conflitos e violência armada", afirmou a CEC.

Nesse sentido, chamaram os políticos a protegerem o sistema democrático da influência de agentes e organizações criminosas, assim como exigir aos grupos armados que respeitem o direito dos cidadãos a participar livremente nos comícios.

"Guia-nos a esperança que nasce da constatação de que nosso país conta com instituições comprometidas com o bem comum e que nestes anos cresceu a consciência cidadã sobre a transparência de uma autêntica democracia", expressou o Episcopado.

Finalmente os prelados colombianos convidaram os fiéis a rezar "para que se faça realidade o plano de Deus para com nossa pátria a partir do reconhecimento, a salvaguarda e o amparo, tanto por parte do Estado como de cada um dos cidadãos, da dignidade de cada ser humano".