O Papa Bento XVI nomeou hoje três Bispos para o Canadá. Dois são para a arquidiocese de Montreal e um para a do Nicolet.

Dom André Gazaille, até agora Bispo Auxiliar de Montreal, foi nomeado Bispo de Nicolet. Sucedendo assim a Dom Saint-Gelais, cuja renuncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por ter chegado ao limite de idade.

Para o governo pastoral da diocese de Nicolet, Dom Gazaille conta com a colaboração de 122 sacerdotes, 401 religiosos e 25 diáconos permanentes.

Por sua parte o Pe. Christian Lépine, foi nomeado Bispo Auxiliar de Montreal. O Bispo-eleito nasceu em 1951 nesta mesma cidade, foi ordenado sacerdote em 1983 e até o momento era pároco de Notre-Dame des Champs e Purification de la Bienheureuse Vierge Marie.

Por outro lado o Pe. Thomas Dowd também foi designado Bispo Auxiliar da arquidiocese de Montreal. O Bispo eleito nasceu em 1970 em Lachine (Canadá), foi ordenado sacerdote em 2001 e até agora era diretor do serviço de formação arquidiocesano.

Para o governo pastoral da Arquidiocese de Montreal os bispos contam com a colaboração de 1 163 sacerdotes, 4 158 religiosos e 100 diáconos permanentes.