O Arcebispo de Cidade da Guatemala (Guatemala), Dom Oscar Julio Vian Morales, expressou sua indignação e rechaço à violência generalizada, depois do assassinato no último sábado do cantor e compositor argentino Facundo Cabral.

Cabral de 74 anos, foi assassinado a tiros na madrugada do sábado 9 de julho, enquanto se dirigia com o empresário Henry Fariña em uma caminhonete para o aeroporto, de onde ia viajar à Nicarágua.

Em declarações a rádio mexicana MVS, o Presidente da Guatemala, Álvaro Colom, assinalou que as evidências depois do ataque "indicam que definitivamente ia dirigido ao senhor Fariña. Não há nenhuma indicação de que estivesse dirigido a Facundo".

Deste modo assinalou que se estão realizando as investigações do caso para encontrar os responsáveis pelo assassinato. Esperam que o Sr. Fariña deixe o hospital onde foi internado depois do atentado, para que possa colaborar com a investigação.

Conforme indica o jornal Prensa Libre, Dom Vian enviou uma mensagem para ser lida ontem em todas as paróquias da arquidiocese da Guatemala na que expressou sua indignação "pelo covarde e vil assassinato do compositor e cantor argentino Facundo Cabral. Meu profundo rechaço à violência generalizada que foi desatada nos últimos dias".

"Minha inconformidade e repúdio à atitude de nossos governantes por não combater a violência e porque deixaram no abandono os guatemaltecos", acrescentou.

O Prelado insistiu ao governo "que tome ações concretas para enfrentar a violência que os guatemaltecos sofrem" e exigiu-lhe fazer respeitar as leis já que "cada dia o sangue de guatemaltecos é derramado sem que as autoridades façam algo para deter a violência".

Por sua parte o Arcebispo de San Salvador (El Salvador), Dom José Luis Escobar, destacou sobre este assassinato que "é lamentável que morra uma pessoa pela violência, seja quem for, a vida é o maior, a pessoa tem direito à sua existência, ninguém por nenhum motivo pode tirar-lhe a vida".

"É um crime que comove o mundo, muitos estão de luto por este caso que resulta ser um novo desafio para as autoridades da Guatemala para que exista justiça, causa-nos pena que tenha acontecido este crime ao senhor Facundo", acrescentou.

A agência Europa Press comunicou que a embaixada da Argentina na Guatemala será a encarregada da repatriação dos restos de Cabral, que já foram embalsamados e que poderiam chegar ao seu país natal esta terça-feira, embora ainda estejam pendentes alguns trâmites.