O Papa Bento XVI pediu de maneira especial pelos marinheiros que se encontram seqüestrados por atos de pirataria, para que sejam tratados com humanidade e logo sejam liberados.

Ao finalizar a oração do ângelus dominical na residência pontifícia de Castel Gandolfo, o Santo Padre recordou a celebração, no dia 10 de julho, do chamado "Domingo do Mar", quer dizer a Jornada para o apostolado no ambiente marítimo.

Bento XVI se dirigiu a "Dirijo um particular pensamento aos Capelães e voluntários que se dedicam ao cuidado pastoral dos marítimos, pescadores e suas famílias”.

“Asseguro a minha oração também para os marítimos que, infelizmente, encontram-se sequestrados por atos de pirataria. Desejo que sejam tratados com respeito e humanidade, e rezo pelos seus familiares, a fim de que sejam fortes na fé e não percam a esperança de reencontrar-se com seus queridos”, disse o Sumo Pontífice.

Segundo a Agência Ecclesia “a pirataria atingiu o recorde em 2010 com 445 ataques, 53 navios sequestrados e 1181 marinheiros capturados; em 2011, foram denunciados 214 novos episódios, com 26 navios ainda nas mãos dos piratas”.

Em francês, o Papa convidou os pais presentes a ensinar os filhos a “observar a natureza, a respeitá-la e a protegê-la como um dom magnífico”.

Aos peregrinos anglófonos, Bento XVI deixou votos de que as pessoas que gozam de férias possam “aproximar-se do Senhor através da oração regular, da participação na eucaristia e de atos generosos de caridade”.

“Desejo a todos boas férias e abençoo-vos de coração”, desejou ainda, em polonês o Papa Bento.