O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, assinalou que em Castelgandolfo o Papa Bento XVI inicia um período de férias que estarão muito ocupadas com o estudo, a oração e a escritura.

"Surpreendeu-me no passado, falando com o secretário pessoal do Papa, quando me disse muito naturalmente: ‘a melhor maneira do Papa descansar é estudando e escrevendo sobre teologia e Sagradas Escrituras, porque são temas que o fascinam", assinalou o Pe. Lombardi no último 7 de julho à Rádio Vaticano.

O Papa já se encontra na residência pontifícia de Castelgandolfo, onde chegou esta quinta-feira, localizada a 20 quilômetros ao sudeste de Roma, um lugar que foi o local de descanso dos Pontífices desde o século XV.

O Pe. Lombardi indicou que o Santo Padre "desfruta muito sua estadia em Castelgandolfo e talvez ele tenha a garantia do descanso que necessita e deseja ao ir diretamente a este lugar, em vez de viajar a um lugar pouco conhecido por um breve período de tempo", fazendo referência à preferência do Beato João Paulo II de passar suas férias nas montanhas italianas.

O sacerdote disse também que o Santo Padre escolhe os ambientes familiares de Castelgandolfo "por sua discrição e bondade" que fazem que o verão também seja mais suportável para seu séquito e para o pessoal da segurança.

O Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano descreve logo as vilas pontifícias como "um lugar tranqüilo, onde inclusive a altitude é boa, um pouco mais frio que em Roma, mas não muito alto. Tem jardins para caminhar e ambientes que permitem o trabalho cultural e intelectual do Papa assim como para o tempo de oração, ambas atividades particularmente queridas por ele".

Entre as atividades programadas para as férias do Papa estão sua viagem a Madrid, para a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 16 e 21 de agosto, assim como a viagem à sua terra natal, a Alemanha, em setembro. Além disso neste tempo de férias o Papa escreverá a terceira parte da obra "Jesus de Nazaré".

O Papa "disse-nos que queria completá-la com um terceiro volume, talvez mais breve, e talvez um tanto mais diferente em natureza e aproximação, que é sobre a infância de Jesus, sobre os evangelhos de sua infância".

O Pe. Lombardi indicou ademais que o Santo Padre "já começou a trabalhar nele em seus tempos livres nos meses passados, mas provavelmente este seja o momento adequado para concluí-lo ou ao menos para seguir avançando".

O Papa voltará para Roma em setembro.