Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011 (JMJ), anunciaram que durante a Vigília de 20 de agosto, um jovem de cada continente fará ao Papa Bento XVI uma pergunta sobre suas dúvidas e inquietudes.

A JMJ será realizada entre os dias 16 e 21 de agosto e se prevê que o Pontífice estará na capital espanhola a partir da quinta-feira 18. Esse dia, como parte das boas-vindas, Bento XVI cruzará a Porta de Alcalá, na Praça da Independência de Madri.

Entre as diversas atividades do Papa na Espanha, está previsto um discurso aos jovens depois do Via Crucis na Praça de Cibeles, no qual estará presente a Cruz da JMJ, levada por grupos de jovens de quatorze países.

No dia 5 de junho, em sua viagem à Croácia, Bento XVI recordou aos jovens que a juventude "é um tempo que o Senhor lhes dá para poder descobrir o significado da existência".

"É o tempo dos grandes horizontes, dos sentimentos vividos com intensidade, e também dos medos ante as opções comprometidas e duradouras, das dificuldades no estudo e no trabalho, das interrogantes sobre o mistério da dor e do sofrimento".

"Mais ainda, este tempo estupendo de sua vida comporta um desejo profundo, que não anula todo o resto, mas sim o eleva para dar-lhe plenitude".

"Queridos jovens, arraigados em Cristo, vocês poderão viver em plenitude aquilo que são. Como sabem, expus sobre este tema minha mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que nos reunirá em agosto em Madrid, e para a qual nos encaminhamos", afirmou.