Pela primeira vez em seu Pontificado, o Papa João Paulo II se dirigiu nesta manhã aos peregrinos que foram à audiência geral no Vaticano através de uma vídeo-conferência, em que leu um discurso de vários parágrafos e saudou em seguida os presentes em vários idiomas.

O Pontífice devia aparecer na janela para abençoar a multidão concentrada na Praza São Pedro, mas uma tormenta obrigou aos organizadores a deslocar o público para uma área coberta e celebrar o  ato na sala Paulo VI, equipada com grandes telas de televisão.

A “vídeo-audiência” durou  meia hora, tempo mais curto do que uma audiência normal.

Quaresma solidária

O Papa pediu aos católicos se lembrar dos necessitados durante o atual período de Quaresma, que se prolonga até Semana Santa. “Estamos percorrendo o caminho quaresmal ajudados e estimulados pela liturgia, que exorta a um compromisso especial de oração, jejum e penitência e a uma solidariedade maior com o próximo, sobre tudo com os pobres e os necessitados", indicou.

Do mesmo modo, pediu abrir “o coração às sugestões interiores da graça. Que o egoísmo ceda seu lugar ao amor, para que possamos experimentar a alegria do perdão e da reconciliação íntima com Deus e nossos irmãos!".

Ao final o Santo Padre saudou em diversos idiomas aos peregrinos e lhes exortou a que sua estada em Roma lhes ajudasse "a aumentar vosso amor a Cristo e sua Igreja".