O Papa Bento XVI recebeu na manhã de ontem (6) os primeiros quatro exemplares da sexta edição do Atlas Hierarchicus, que oferece uma visão geral, atual, geográfica e detalhada da presença da Igreja no mundo.

Conforme informou a Rádio Vaticano, a apresentação foi realizada durante a audiência que o Pontífice concedeu ao Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Dom Fernando Filoni. Também estiveram presentes o Pe. Giancarlo Girardi, responsável pela publicação; e o Pe. Leonardo Sileo, diretor da Editora Urbaniana University Press.

A introdução do atlas leva a assinatura de Bento XVI e atualiza a edição de 1992. A obra está escrita em italiano, inglês, francês e espanhol, e tomou quatro anos para ser elaborada.

Em um comunicado, a editora afirmou que a obra "poderá ser usada pelo Santo Padre nos encontros pessoais que mantém quase cotidianamente com os bispos, que chegam a Roma para as visitas ad limina".

Do mesmo modo, destacou a distribuição dos dados segundo os continentes e nações, as circunscrições eclesiásticas e jurídicas, assim como o número de católicos em geral e de acordo com a população de cada país.

A editora indicou que a cartografia foi realizada usando as atuais tecnologias tipográficas e agradeceu a colaboração da Congregação para a Evangelização dos Povos, a Secretaria de Estado, as Congregações para as Igrejas Orientais e para os Bispos, assim como a Casa Generalicia da Sociedade do Verbo Divino.

O comunicado expressou "o desejo de que o novo Atlas Hierarchicus, possa –agora e no futuro– infundir nos leitores e nos estudiosos confiança e alegria pelo caminho que percorreu a Igreja na história deste mundo".