Sob o lema "João Paulo II, mensageiro da paz", celebrou-se este 5 de julho um evento para recordar os 25 anos da visita do, agora Beato, Papa à Colômbia, no período de 1 a 6 de julho de 1986 que ficou conhecido como "os sete dias brancos".

O evento foi organizado pela Conferência Episcopal Colombiana (CEC), e o Comitê Ad Hoc da Sociedade Civil, no marco da 99ª Assembléia Plenária dos bispos colombianos. Ademais apresentou-se uma Página Web que comemora a visita papal.

O Presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez, destacou que o objetivo desta iniciativa é que os colombianos aprofundem "na mensagem maravilhosa" que João Paulo II entregou ao país.

Por sua parte, o presidente colombiano Juan Manuel Santos recordou que há 25 anos o país viveu uma atmosfera de alegria e recolhimento, com uma visita que foi "um raio de esperança (…), foi como um bálsamo de fé, de tranqüilidade para nosso povo".

O ex-presidente Belisario Betancur recordou o "privilégio" que foi receber João Paulo II na Colômbia, assim como a mensagem de paz e reconciliação que deixou no país.

O site que recolhe as mensagens e fotografias desta visita pode ser visitado em: www.juanpabloiiencolombia.co