O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia do Cardeal Attilio Nicora à Presidência da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, para que o Cardeal possa dedicar-se exclusivamente ao seu cargo de Presidente da Autoridade de Informação Financeira (AIF).

Esta instituição foi criada pelo Santo Padre para o controle das finanças no Vaticano e nas entidades relacionadas à Santa Sé.

No último 30 de dezembro de 2010 o Papa Bento XVI criou a AIF, através de um Motu Proprio, para prevenir qualquer tipo de atividade ilegal monetária no Vaticano.

No texto, o Pontífice assinalou que a Santa Sé sempre esteve comprometida na tarefa de lutar contra qualquer tipo de fraude econômica.

A propósito deste fato, o Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje uma nota na qual se destaca sobre a AIF que já está "em andamento a fase de implementação da nova estrutura e emanados os primeiros procedimentos de atuação da disciplina introduzida em matéria de luta contra o branqueamento (lavagem)" de dinheiro.

Por isso, sob a presidência do Cardeal Nicora, "agora se trata de dar curso de forma orgânica à confrontação e ao diálogo com as instituições internacionais interessadas para que através das avaliações necessárias a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano obtenham o reconhecimento de ‘país extracomunitário equivalente’".

Para suceder o Cardeal Nicora, Bento XVI nomeou o Arcebispo emérito de Savona-Noli (Itália), Dom Domenico Calcagno, até o momento secretário da mesma Administração.

Bento XVI nomeou Dom Luigi Mistò como novo secretário da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica. Dom Mistó era até agora diretor do Instituto Superior de Estudos Religiosos e da Fundação Ambrosiana Paulo VI de Vila Cagnola em Gazzada Schianno, Varese (Itália) e responsável pelo Serviço da arquidiocese de Milão para a promoção da ajuda econômica à Igreja.