A organização da Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ) em Madrid, anunciou hoje que Portugal e Brasil estão entre os 10 países com maior número de inscritos para o evento.

Em comunicado enviado à Agência Ecclesia do episcopado português a organização do evento afirma que, até o momento, existem mais de 440 mil inscritos, vindos de 182 países, o que constitui um recorde na história das edições da JMJ, nascidas em 1985.

Os responsáveis do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil têm apontado para a presença de 15 mil portugueses em Madrid, de 16 a 21 de agosto.

Além de Portugal e Brasil, no grupo dos paíse «top 10» com mais inscrições figuram o país organizador (Espanha), Itália, França, Estados Unidos da América, Alemanha, México, Polônia e Argentina

África do Sul e Nigéria (África), Filipinas (Ásia) e Austrália (Oceania) lideram as inscrições nos seus respectivos continentes.

A organização da JMJ 2011 lançou uma nova campanha de inscrições, através da Internet (www.madrid11.com), em duas modalidades: com alojamento até esta sexta-feira ou sem alojamento  até o próximo dia 15, com um desconto de 50%.

Segundo Ecclesia, a aposta no mundo virtual inclui a presença nas redes sociais, tendo sido criada uma aplicação para dispositivos móveis, em social.madrid11.com, refere também a nota da agência Ecclesia

Com presença desde 2009, a página da JMJ no Facebook conta hoje com 300 mil seguidores, de 82 países, em 21 línguas, e lançou recentemente o desafio de chegar ao milhão de «fãs».

A organização da jornada anunciou ainda um «flashmob» - um ajuntamento repentino de pessoas num local público – com mais de 100 mil pessoas, no dia 20 de agosto, antes da chegada ao aeródromo de Cuatro Vientos do Papa Bento XVI.