O Códice Calixtino da Catedral de Santiago de Compostela se encontra em paradeiro desconhecido desde a terça-feira, conforme confirmaram à Europa Press fontes da Polícia Nacional espanhola.

Trata-se de um dos livros históricos mais importantes do mundo e constitui uma espécie de guia para os peregrinos que seguiam o Caminho de Santiago em sua viagem à cidade, com conselhos, descrições da rota, das obras de arte assim como dos costumes locais das pessoas que viviam ao longo do Caminho.

Conforme informou o Jornal Correo Gallego em sua edição digital, às 20:30h da terça-feira foi quando os responsáveis pelo Arquivo da Catedral perceberam que o documento não estava em seu lugar habitual e, depois de horas de busca, avisaram à Polícia que imediatamente se fez presente na basílica compostelana.

Cogita-se a possibilidade de que o desaparecimento tenha sido conseqüência de um roubo já que o Códice Calixtino, que está composto por cinco livros e dois apêndices, tem um valor incalculável.

Segundo o diário Correo Gallego suspeita-se que poderia tratar-se de um grupo organizado que, inclusive, poderia atuar a mando de algum colecionador.