Hoje foi divulgada a mensagem do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes por ocasião da Jornada Mundial do Turismo, que será celebrada no dia 27 de setembro, e este ano tem como tema: "Turismo e aproximação das culturas" no qual se recorda que esta atividade também é ocasião para o anúncio claro e explícito de Jesus Cristo.

Na mensagem divulgada em inglês, francês, italiano, espanhol e português, assinada pelo Presidente do dicastério, o Arcebispo Antonio Maria Vegliò, destaca-se que "não nos podemos conformar com conceber as visitas turísticas como uma simples pré-evangelização, mas deve funcionar de plataforma para realizar o anúncio claro e explícito de Jesus Cristo".

Para obter isto, através do rico patrimônio cultural e religioso de muitos lugares, é necessário gerar medidas concretas como "a elaboração de percursos turísticos que possibilitem a visita aos lugares mais importantes do patrimônio religioso-cultural das dioceses”.
 
Do mesmo modo, indica a mensagem, "deve-se favorecer um alargado horário de abertura, bem como dispor de uma estrutura de acolhimento adequada. Nesta linha é importante a formação espiritual e cultural dos guias turísticos, enquanto que se poderia estudar a possibilidade de criar organizações de guias católicos".

Por isso, "é necessário fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro - como afirma Bento XVI -, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma",2 acolhendo o que esta possui de bom, de verdadeiro e de belo”, assinala a mensagem.

O texto ressalta ademais que é necessário para este diálogo saber acolher, escutar e "saber viajar" conhecendo as riquezas que geraram na história a experiência religiosa da comunidade cristã.

"Certamente, estas obras de arte e de memória histórica possuem um enorme potencial evangelizador, enquanto que se inserem na via pulchritudinis, o caminho da beleza, que é "um percurso privilegiado e fascinante para se aproximar do Mistério de Deus".

"Deve ser um objetivo primário da nossa pastoral do turismo mostrar o verdadeiro significado de todo este acervo cultural, nascido à sombra da fé e para glória de Deus. (...) Importa, por isso, que apresentemos este patrimônio na sua autenticidade, mostrando-o na sua verdadeira natureza religiosa, inserindo-o no contexto litúrgico no qual nasceu e para o qual nasceu.".

“Porque sabemos que a Igreja "existe para evangelizar", (...) Devemos sublinhar, antes de mais, a importância de um acolhimento apropriado, "que tenha em conta o que é específico de cada grupo e de cada pessoa, as expetativas dos corações e as suas autênticas necessidades espirituais", e que se manifesta em diversos elementos: desde os simples detalhes até à disponibilidade pessoal para a escuta, passando pelo acompanhamento durante o tempo que durar aquela presença".

Estas iniciativas devem aproveitar também "meios atuais e interativos, aproveitando os recursos pessoais e tecnológicos que estão à nossa disposição".

A mensagem conclui recordando que a celebração do VII Congresso Mundial de Pastoral do Turismo ocorrerá em Cancun (México) na semana do 23 ao 27 de abril de 2012.