O Papa Bento XVI visitou esta manhã a mostra dedicada ao Beato João Paulo II, localizada no Braço de Carlos Magno na Praça de São Pedro no Vaticano.

Na mostra, inaugurada no dia 29 de abril e que poderá ser apreciada até o dia 28 de julho, o Santo Padre pôde contemplar cada um dos objetos, fotografias, terços do Papa peregrino desde sua infância até o fim de seu pontificado divididos em 15 seções.

A Rádio Vaticano assinala que na exposição o visitante poderá observar fotografias autênticas com o álbum da família Wojtyla; pratos utilizados pela família e um pequeno pano bordado pela mãe do beato.

A bicicleta que utilizava Karol Wojtyla quando eram jovem; uma réplica do uniforme e dos tamancos que utilizavam na época que João Paulo II trabalhou em uma pedreira, assim como o livro escrito por São Luis María Griñon de Montfort, dedicado à Virgem Maria que o futuro Papa lia e meditava durante as pausas de trabalho. No mesmo lugar se observa o escapulário da Virgem do Carmo, que João Paulo II levava em torno ao pescoço.

Também da época juvenil de Karol Wojtyla a exposição mostra as botas de esquis, os bastões, a mochila, uma réplica da canoa e o livro de orações e cantos que utilizava.

Da época que estudou no seminário clandestino encontra-se em exibição as cartilhas com suas anotações, começando pelas de lógica. Também está exposto o diploma de doutorado em Teologia, emitido pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Roma.

Toda esta parte da exposição vai acompanhada por alguns vídeos nos quais pode-se ver e escutar o novo beato, repetindo as palavras: "Não tenham medo! Abram as postas a Cristo! E dessa forma ajudar o Papa".

Na mostra também pode-se escutar em alto volume, os disparos perpetrados contra o Santo Padre no dia 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro assim como as mesmas dramáticas imagens.

A exibição também mostra os documentos pontifícios nos quais o Papa Pio XII nomeia Karol Wojtyla como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Cracóvia e Paulo VI o cria Cardeal, estes documentos vão acompanhados pelos hábitos próprios de Bispo e Cardeal.

Assim podemos ver casulas, a capa pluvial, o cálice, a patena, e outros objetos litúrgicos utilizados por João Paulo II em sua terra natal, tanto como bispo como já sendo Papa.

Aprecia-se também um stand especial dedicado às Jornadas Mundiais da Juventude e finaliza a exposição junto ao arco dos sinos, com uma réplica da capela privada do Palácio Apostólico onde os Papas, desde Paulo VI até a atualidade, celebram a Santa Missa.

João Paulo II costumava celebrar a Missa às 7 horas da manhã.  Esta seção final está acompanhada com imagens e músicas dos funerais solenes celebrados na Praça de São Pedro naquela sexta-feira 8 de abril de 2005, presididos pelo então Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Joseph Ratzinger.