O sacerdote e poeta português José Tolentino Mendonça vai apresentar a Bento XVI, na próxima segunda-feira, um poema inédito, ‘O Mistério está todo na infância’. O anúncio foi feito hoje pelo site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

A iniciativa, segundo informa a Agência Ecclesia, insere-se numa exposição em homenagem ao Papa, pelo 60º aniversário da sua ordenação sacerdotal, que inclui seis dezenas de artistas de “nível internacional e pertencentes às diversas categorias artísticas”, como a “pintura, escultura, fotografia, literatura e poesia, música, cinema, ourivesaria”.

O poema, agora divulgado, divide-se em quatro estrofes e foi traduzido ao italiano por Manuele Masini, habitual tradutor de Tolentino Mendonça para esta língua.

“O mistério está todo na infância: /é preciso que o homem siga/ o que há de mais luminoso /à maneira da criança futura”, pode ler-se no poema do sacerdote lusitano.

A mostra comemorativa, intitulada ‘O esplendor da verdade, a beleza da caridade’, na Cidade do Vaticano (átrio da sala Paulo VI), vai estar aberta ao público entre 5 de julho e 4 de setembro, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00.

A nota da agência Ecclesia do episcopado português revela que o encontro de segunda-feira entre Bento XVI e as 60 personalidades escolhidas, bem como a realização da exposição, sublinham o “diálogo entre a Igreja e os artistas”, estabelecido em torno de um tema de “grande profundidade e valor espiritual”.

Entre os convidados encontram-se Santiago Calatrava, Ennio Morricone, o brasileiro Oscar Niemeyer, Arvo Pärt, Renzo Piano e Marc Rupnik.

Bento XVI foi ordenado sacerdote na catedral de Frisinga, Alemanha, pelo cardeal Michael von Faulhaber, a 29 de junho de 1951, festa dos santos Pedro e Paulo, recorda a Agência Ecclesia.