A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) pediu aos venezuelanos que rezem pela saúde do presidente Hugo Chávez, que ontem à noite anunciou desde Cuba que tem câncer e que nos últimos 20 dias tinha tido duas cirurgias.

Dom Roberto Luckert falou esta sexta-feira em nome dos representantes das Igrejas Católica, a anglicana e a presbiteriana da Venezuela, e anunciou que promoverão em todos os templos a oração pela recuperação de Chávez.

Dom Luckert, quem foi alvo de algumas críticas por parte de Chávez, expressou sua satisfação de que o anúncio da quinta-feira tenha aberto finalmente a "caixa negra" sobre a saúde do governante, cuja situação manteve na incerteza os venezuelanos durante 20 dias.

"Estamos contentes porque a caixa negra foi aberta” e porque agora os venezuelanos sabem que o presidente “necessita com urgência da oração de todos", disse Dom Luckert em declarações citadas pelos meios locais.

No vídeo difundido pela televisão venezuelana pode-se ver um Chávez mais pausado e com um tom que difere de seus intensos discursos breves que o caracterizaram nestes mais de doze anos de mandato. O presidente "nos apresentou com a maior simplicidade, disse 'estou doente e necessito de vocês, para minha recuperação'", destacou o representante da CEV.

Ao ser consultado sobre se o vice-presidente executivo, Elías Jaua, devia assumir o poder ante a prolongada ausência do Chávez, Dom Luckert afirmou que se trata de uma decisão que deverá tomar o Parlamento, tal e como estabelece a Carta Magna.