O Presidente do Peru, Alan García Pérez, inaugurou no último 29 de junho na celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Cristo do Pacífico, uma imagem de 37 metros de altura colocada no alto de uma colina chamada Morro Solar em um bairro da cidade de Lima.

O Papa Bento XVI enviou no último 24 de junho –dia em que a imagem foi abençoada pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani– uma mensagem no que expressou seu desejo de que o Cristo do Pacífico anime os peruanos a construir "uma sociedade cada vez mais justa, solidária e fraterna, em um clima de respeito e diligente colaboração na busca do bem comum".

Na presença de Dom Bruno Musaro, Núncio Apostólico no Peru, e do Presidente da conferência episcopal, o Presidente García agradeceu o apoio da população a este projeto "que procura ao erigir a estátua de nosso Senhor Jesus Cristo, recordar desde aqui para toda Lima e para todo o Peru sua mensagem de amor, de perdão e de justiça".

García disse ademais que o Cristo do Pacífico busca "render homenagem a todos os peruanos que em sua imensa maioria acreditam firmemente em Deus e acreditam firmemente em seu filho feito homem, Jesus Cristo".

Seguidamente recordou que a idéia deste Cristo foi gerada a partir da segunda vinda do Beato João Paulo II em 1988, quando foi erigida como lembrança uma grande cruz construída com os restos das torres de alta tensão destruídas pelo terrorismo. Esta cruz atualmente ilumina a baía de Lima.

O Cristo do Pacífico, disse García, recorda "todos os dias quão efêmeros somos e quanto devemos pensar em servir a outros, em amar os outros e em preparar-nos para a vida posterior".

O mandatário agradeceu logo aos empresários que fizeram possível este projeto, ao qual ele também contribuiu financeiramente e pediu ao Senhor "que proteja o povo peruano. Senhor Jesus Cristo te peço que proteja o Peru em seu caminho de concórdia, de união, de perdão e reconciliação".

O Presidente recordou logo o Sermão da Montanha, as bem-aventuranças, e exclamou finalmente: "Viva Cristo Rei! Viva o Peru!".

O Cristo do Pacífico é uma escultura de 22 metros de altura que se encontra sobre uma base de 15 metros, que pode ser vista desde diversos distritos da capital, Lima. A imagem conta com um sistema de iluminação de 26 cores e foi feita no Brasil e levada posteriormente em partes ao Peru onde agora se encontra.