A agência Fides informou que a eliminação do Ministério Federal para as minorias religiosas foi recebida com decepção e desconcerto por estes grupos, por isso o cristão Julius Salik, presidente da "World Minorities Alliance", anunciou que apresentará um recurso ante o Tribunal Supremo do Paquistão.

Na quarta-feira 29 o primeiro-ministro, Raza Gilani, presidiu a aprovação final da Emenda 18, que estabelece a supressão dos ministérios federais para as minorias religiosas, alimentação e agricultura, saúde, meio ambiente, trabalho, desenvolvimento da mulher e esporte. Agora suas competências serão transferidas às regiões.

Akram Gill, ministro para as minorias religiosas até ontem, expressou à agência vaticana Fides sua decepção pela medida aprovada pelo Parlamento. "Não temos outra alternativa. É uma escolha do Parlamento paquistanês, que deve ser respeitada", assinalou.

Entretanto, indicou que Gilani assegurou "que em uma semana, será criado um novo Ministério Federal para a Harmonia inter-religiosa e para os direitos humanos, que deveria absorver parte das funções que se referem às minorias religiosas, tutelando seu bem-estar".

"Esperamos com confiança. Esperamos que o novo ministério possa trabalhar e defender os direitos das minorias, ao igual ao departamento anterior", afirmou.

O Ministério Federal para as minorias religiosas foi criado em 2008 pelo Governo do Pakistan Peoples' Party. Este departamento tinha sido confiado ao católico Shabhaz Bhatti, assassinado em um atentado no dia 2 de março de 2011 por sua oposição à lei de blasfêmia.