O Arcebispo de La Plata (Argentina), Dom Héctor Aguer, exortou por ocasião do 60° aniversário da ordenação sacerdotal de Bento XVI, este 29 de junho, que os fiéis reflitam sobre uma melhor participação na liturgia, "reconhecendo a sacralidade desse mistério do qual o Senhor nos concede participar para unir-nos a ele e entre todos".

No programa "Chaves para um Mundo Melhor", Dom Aguer indicou que Bento XVI "é um homem de oração, um homem de adoração, que convida a todos precisamente a viver a liturgia como autentica adoração de Deus que sai ao nosso encontro para comunicar-nos sua vida divina".

"Agrada-me, no caso deste aniversário papal, destacar a condição de liturgo de Bento XVI. Quer dizer aquele que está chamado a oferecer cotidianamente a oração da Igreja toda, especialmente o sacrifício no qual se atualiza a morte e ressurreição de Jesus Cristo".

O Arcebispo de La Plata assinalou que no caso do Papa Bento XVI "podemos notar que a temática litúrgica ocupa um lugar muito importante em seu pensamento, em sua obra de teólogo. Ao longo de sua vida de investigador e de professor, o Papa Ratzinger publicou livros, conferências e ensaios sobre a temática litúrgica".

Dom Aguer também expressou "que o pensamento litúrgico do Papa tem um ponto central: a convicção de que a liturgia não é algo que armamos nós os homens, não é algo que a comunidade cristã constrói, a assembléia que se reúne para o culto de Deus, mas é um dom de Deus que a Igreja recebe e acolhe como um mistério de salvação".