O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa, chamou os venezuelanos a renovar o amor à Eucaristia e pôr fim à violência que há no país, como a que mancha de sangue nestes dias a prisão Rodeo I e II.

"Cristo Sacramentado nos exige depor a violência e lutar contra ela, para que acabe esse banho de sangue que corre pelas ruas da Venezuela permanentemente, para que se realize uma profunda e imediata transformação penitenciária que termine com as contínuas mortes em nossos cárceres", afirmou o Cardeal este 26 de junho durante a Missa de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional.

Dez dias depois do início das revoltas nos pavilhões I e II da prisão Rodeo, os detentos denunciam que 160 pessoas já morreram, uma cifra muito superior aos 30 falecidos que informa o Governo.

Do mesmo modo, segundo o Observatório Venezuelano das Prisões, sem contar os incidentes na prisão Rodeo, no primeiro trimestre de 2011 morreram 124 pessoas em prisões venezuelanas, 22 por cento a mais que no mesmo período de 2010.

Convivência e paz

Diante desta situação, o Cardeal Urosa chamou os cristãos "a fazerem de nossas comunidades em todo o país um ambiente de concórdia e de convivência social".

"Cristo Sacramentado é ‘pão de vida para a Venezuela’, afirmou o Arcebispo, e assegurou que a Eucaristia alimenta a fé, intensifica a união com Deus e dá a força para lutar pela liberdade e pela justiça, pois "Ele é o centro da unidade dos cristãos, além das diferenças que possamos ter entre nós por circunstâncias conjunturais".

"O Congresso ressaltou que cada cristão está chamado a ser, como Cristo, fator de unidade e portador de paz, de amor, de vida, para seus irmãos", expressou.

O Arcebispo de Caracas também exortou a promover nas famílias e comunidades católicas as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, porque "sem sacerdócio não há Eucaristia" e "sem vida consagrada nos falta o testemunho da adoração religiosa e da entrega generosa do Senhor aos mais necessitados".

"Por isso temos que orar intensamente ao Senhor para que nos conceda abundantes ministros do Altar, que realizem em todas as partes o maravilhoso portento da Eucaristia, e que queiram entregar-se a Deus Pai como fez Jesus Cristo, para que o mundo viva; religiosos e religiosas que façam presente no mundo o testemunho do amor de Cristo sacramentado", afirmou.