Dentro das comemorações de seus 90 anos, a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) apresenta aos fiéis o projeto da Catedral Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia elaborado por Oscar Niemeyer, e prevê a edificação de um grande templo, que terá capacidade para receber cinco mil pessoas e outras quinze mil na sua praça externa. A Catedral será a sede definitiva da arquidiocese de Belo Horizonte.

Segundo informou ontem (27) a CNBB, no próximo sábado, dia 2 de julho, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai apresentar aos fiéis os detalhes da Catedral.

A apresentação ocorrerá durante um momento de espiritualidade, no ginásio do Mineirinho, que também contará com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Mol. O encontro está marcado para 13h30 e os fiéis podem buscar os convites, que são gratuitos e limitados, em suas respectivas paróquias.

A ideia de construir a Catedral Cristo Rei é antiga, vem desde o início da arquidiocese, com seu primeiro arcebispo, Dom Antônio dos Santos Cabral. Quando o primeiro arcebispo chegou à capital mineira, em 1922.

Em 2004, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ouvindo perguntas sobre a Catedral Definitiva, decidiu retomar o projeto e o desafio de refletir o papel importante da Catedral para a região: lugar da espiritualidade, da cultura e da educação, da arte e do cuidado com os pobres, do pensamento e do diálogo.

Em 2005, Dom Walmor viajou ao Rio de Janeiro e pediu, pessoalmente, ao arquiteto Oscar Niemeyer que concebesse o projeto da Catedral Cristo Rei. Depois de aceitar o convite, um ano depois, em 2006, o arquiteto apresentou uma proposta que, nos anos seguintes, ainda seria retrabalhada e discutida. Até que, em 2010, Oscar Niemeyer assina o contrato referente aos projetos do Conjunto Arquitetônico Catedral Cristo Rei.

De acordo com Oscar Niemeyer, esta será a última catedral que ele fará. O projeto, de acordo com ele, “tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente”, afirmou Niemeyer em declarações reunidas pelo Portal web da CNBB.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo enfatiza a importância do projeto, não só para a região metropolitana, mas para todo o estado, lembrando que “cada Catedral é compromisso com o Reino de Deus”.

O arcebispo lembrou ainda que, ao escolher Oscar Niemeyer para conceber o projeto, considerou a importância do renomado arquiteto para Belo Horizonte. A nota da CNBB recorda que foi a partir dos traços de Niemeyer que surgiu o complexo arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira, obra que projetou internacionalmente o nome do arquiteto. 

A página oficial da Catedral pode ser visitada em: http://www.arquidiocesebh.org.br/catedralcristorei/