O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, apresentou esta manhã o novo website www.news.va  que integra os serviços informativos do Vaticano e que será inaugurado amanhã pelo Papa Bento XVI.

O novo site permitirá que seu usuário acesse as principais notícias do jornal vaticano L’Osservatore Romano, Rádio Vaticano, o Vatican Information Service, a Agência Fides, o Escritório de Imprensa da Santa Sé e o Centro Televisivo Vaticano.

Na apresentação realizada na Sala Imprensa da Santa Sé, Dom Celli manifestou sua alegria por poder apresentar hoje o novo portal multimídia, que estará no ar no próximo 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, "levando assim a término a tarefa confiada pela Secretaria de Estado".

"Nosso desejo é que o news.va seja expressão de nossa fidelidade e dedicação ao Santo Padre, por ocasião do 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal", acrescentou.

No novo portal os leitores encontrarão notícias relacionadas com as atividades e intervenções do Magistério do Santo Padre, as declarações dos dicastérios da Santa Sé, assim como os eventos mais importantes do mundo ou situações relacionadas com as diversas igrejas particulares.

Durante os primeiros meses, disse o Arcebispo Celli, estará em italiano e inglês. Depois do verão europeu está prevista a abertura do site em ao menos outro idioma, possivelmente o espanhol, e posteriormente em francês e português.

"O portal –disse– não tem uma linha editorial específica. Todos os meios manterão sua autonomia e identidade, que resultarão evidentes desde a apresentação das principais notícias que proporcionem ao portal".

Em relação ao site www.vatican.va , Dom. Celli afirmou que "não desaparecerá, mas se manterá intacto, mais ainda, potencializará sua missão de colocar em rede o Magistério –em suas diversas formas– do Santo Padre. Desde o começo foi um site informativo e seguirá sendo e trabalhará em plena sintonia com o novo portal".

O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais agradeceu a Thaddeus Jones, membro de seu dicastério, seu trabalho como coordenador de todas as atividades "que levaram ao êxito de um processo longo e difícil".

Finalmente agradeceu a Gustavo Entrala, diretor da agência de publicidade 101, que se encarregou de todos os aspectos técnicos e gráficos desta iniciativa.

Também participaram da conferência de imprensa o Padre Federico Lombardi, Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, e Giovanni Maria Vian, diretor do L'Osservatore Romano.