O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi, disse ao grupo ACI que a cidade canadense de Québec e as americanas de Chicago e Washington D.C. poderiam converter-se nas seguintes sedes do "Pátio dos gentis", um projeto da Santa Sé para dialogar com ateus.

Depois do encontro realizado entre representantes do Vaticano e intelectuais ateus na Catedral de Notre Dame em Paris (França), celebrado no último 24 e 25 de março deste ano, o Cardeal Ravasi indicou que o "Pátio dos gentis" poderia chegar a Quebec no Canadá, "que é um dos lugares mais ‘seculares’ que existem, onde parece que o assunto da fé nestes dias é algo mais que fastidioso".

Em declarações à agência ACI Prensa em Roma, o Cardeal disse que esta iniciativa pensada e promovida pelo Papa Bento XVI, permite um diálogo à altura "entre a fé e a razão. E dada a liberdade que há é previsível que haja um pouco de desacordo"

O Cardeal comentou que "Chicago é uma das cidades mais vivazes desde o ponto de vista social e cultural" e acrescentou que a Santa Sé tem uma série de vínculos com cientistas das Universidades de Notre Dame e Harvard, nesta cidade.

"E o Cardeal (Donald) Wuerl de Washington já nos envolveu em uma série de eventos específicos, a maioria dos quais se relacionam à ciência e a fé. Ele é ademais meu companheiro no cardinalato já que nos criaram cardeais ao mesmo tempo", acrescentou.

O Cardeal disse também à ACI Prensa que Washington D.C. " também é uma cidade, que ao ser a capital, constitui outro emblema dos Estados Unidos".

O Pátio dos Gentis na América do Norte está programado, em principio para o ano 2012.

O projeto do "Pátio dos Gentis" toma seu nome do pátio ou átrio dos gentis que estava dentro das muralhas exteriores que protegiam o templo judeu no tempo da Bíblia. Embora a esse lugar podiam aceder aqueles que não eram judeus para dialogar ou debater, sua entrada ao templo estava restringida por não compartilhar a mesma fé.