O Vaticano lançou uma nova forma de informar os turistas de maneira silenciosa nas igrejas de Roma (Itália) através de uma aplicação para iPod, que na sexta-feira 24 de junho teve seu primeiro dia completo de prova na Basílica de São João de Latrão.

Através do áudio e do vídeo esta aplicação mostra, no caso desta igreja, os 1700 anos de história do templo que é a Catedral do Papa, posto que ele é o Bispo de Roma.

Em declarações à ACI Prensa, Jelena Jovanovic, porta-voz da empresa Antenna International que criou a aplicação, assinalou que "posso dizer facilmente que na Itália não há exemplos de experiências como esta em contextos religiosos, provavelmente nem sequer em museus".

A aplicação oferece fotos, textos, vídeos, e uma experiência interativa aos peregrinos nas Igrejas. Proporciona ademais recriações de fatos históricos narradas por atores. Mas o propósito não é entreter ou educar os visitantes, e sim obter um ambiente de silencio para a oração.

O Bispo Luza Brandolini, encarregado da atenção pastoral na diocese de Roma, explicou à ACI Prensa que "infelizmente, nossas basílicas se converteram em lugares cheios de barulho na maioria das vezes. Queremos recuperá-las como lugares de silêncio. Assim que este guia em áudio será uma boa ajuda para obter esta meta".

O Diretor da Obra Romana de Peregrinações, Pe. Caesar Atuire, está de acordo com isso. "Os que querem entrar na basílica para rezar devem poder ter o ambiente para fazê-lo. Assim que este guia multimídia os ajudará. Todos podem fazer agora o que tenham que fazer sem incomodar outros", assinala.

O Vaticano vai monitorar esta prova em São João de Latrão até dezembro. Logo as autoridades decidirão se aplicarão o sistema em outras basílicas e igrejas da diocese de Roma.