Diversas autoridades italianas vêm expressando sua profunda dor pelo trânsito à Casa do Pai de Dom. Luigi Giussani (CL).

O Presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi expressou suas condolências e recordou a Dom Giussani como um homem que “com sua ação generosa contribuiu em promover a  maturidade social e humana de muitos jovens que reconheceram nele  seu guia espiritual”. Definiu  Dom Giussani como “um extraordinário homem de fé e cultura”, e que “sua lição de vida deve continuar inspirando o compromisso comum de instituições e cidadãos diante dos desafios do futuro”.

Por sua vez, o Premier Silvio Berlusconi  declarou sentir-se muito próximo neste momento de dor “aos amigos do Comunhão e Libertação, pela perda de seu pai e fundador”. Sublinhou que “a morte de Dom. Luigi Giussani é uma perda para todos nós. É uma grande dor, pois era uma pessoa extraordinária a qual me sentia muito próximo, pela fé profunda, envolvente, que me empenhou e me empenha a fazer aquilo que faço. É uma perda para todos seus jovens, e para todos aqueles que acreditaram nele”.

O Ministro de Política com a União Européia, Rocco Buttiglione, comentou a morte de Dom Giussani “Todo aquele que o conheceu se impressionava por seu testemunho cristão. Dizia que é a fé que pode mudar sua vida, e estava convencido disso”. Recordou que “Dom Giussani estava acostumado a  dizer aos jovens: ‘eu entendo quando afirma que não te interessa a vida eterna, pois não sabe o que significa; mas Jesus Cristo te promete que será 100 vezes melhor`, e era isso o que fazia que muitos o seguissem não só na Itália mas também em todo mundo”. “Dom Giussani ensinou  seus amigos a amar a vida terrena e a esperar a vida eterna. É por isso que hoje é de algum modo um dia de grande alegria, pois alcançou a meta que procurou toda sua vida, cumprindo sua missão”, anotou.

O Ministro do interior, Giuseppe Pisanu, disse estar convencido de que “seu ensinamento e seu exemplo continuarão produzindo obras preciosas para o bem comum”, e sublinhou como “tinha marcado profundamente, não só na Itália, a história do catolicismo na difícil passagem ao  terceiro milênio”.

O Presidente da Câmara, Pierferdinando Casini declarou: “Perdemos nele  um homem forte e valente que constantemente -inclusive em tempos difíceis- reivindicou com a claridade e a força de suas ações, o valor da mensagem evangélica e o empenho por fazer sobressair na sociedade, a dignidade e a liberdade da pessoa humana”.

Para o Ministro do Exterior, Gianfranco Fini, perdeu-se “um guia espiritual que foi capaz de envolver e enamorar a consciência de tantos jovens a quem mostrou um caminho de fé e de empenho social”.

O Ministro de Comunicações, Mauricio Gasparri, recordou em um comunicado que “a partida de Dom Giussani é uma grande perda para o mundo católico. Ele soube adaptar a Igreja aos tempos modernos em século XX. Deixou uma profunda marca em nosso país. Foi um grande homem, de fé inesgotável e veículo de unidade. Fundou o Movimento Comunhão e Libertação, incompreendido em seus inícios, mas que logo chegou a ser ponto de referência para milhões de jovens. Estes jovens são agora portadores de sua mensagem e devem seguir o caminho que ele marcou”.

O Ministro de Agricultura, Gianni Alemanno, expressou “um profundo pesar pela morte de Dom Giussani. Ele sempre viveu em uma rigorosa busca de união entre a razão e a fé, comunicando-se com ateus e gente de outras religiões, tratando de favorecer a amizade entre os diversos povos, dando atenção concreta às necessidades de cada pessoa e demonstrando uma profunda paixão pela educação. Tudo isso nos faz chorar sua partida, não só a seus filhos espirituais do Comunhão e Libertação e ao mundo católico, mas sim a muitos outros que não somos membros de seu movimento nem da Igreja. A obra cultural, educativa, caridosa, econômica e social desempenhada por seus seguidores, dá testemunho hoje, como ontem e amanhã, de que seu carisma não terminará com sua morte terrena. Esta é uma certeza, que entretanto, não nos deixa sem tristeza”

O Ministro de Administração Pública, Mario Baccini, expressou “estou profundamente doído pela morte de Dom Giussani, um guia espiritual para todos nós. Perdemos  uma fonte de inspiração para o catolicismo italiano e um exemplo de valentia civil. O Fundador de Comunhão e Libertação, estendeu sua mensagem ao mundo e aos jovens em particular. Muitos seguirão seus passos”.