O Papa Bento XVI enviou uma mensagem ao Arcebispo de Caracas e Primaz da Venezuela, o Cardeal Jorge Urosa, na qual alentou à construção de uma nação cada vez mais solidária e fraterna.

No texto enviado por ocasião da abertura do IV Congresso Eucarístico Nacional, o Santo Padre alentou os participantes "a aprofundar e reafirmar a fé em Cristo, presente realmente no Santíssimo Sacramento do Altar, a congregar-se com fidelidade em assembléia litúrgica, sobre tudo no domingo para dar assim o verdadeiro culto a Santíssima Trindade".

Conforme informa o jornal El Universal, o Papa pede aos católicos desta nação que cresçam na comunhão para colaborar "sem desfalecer na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e solidária".

A mensagem do Pontífice foi lida pelo Núncio Apostólico na Venezuela, Dom Pietro Parolin, no ato inaugural do Congresso Eucarístico que se desenvolve no Colégio San José de Tarbes na Cidade de Caracas no qual participam mais de 1 200 delegados de todas as dioceses do país.

O texto do Papa finaliza invocando o maternal amparo de Nossa Senhora de Coromoto sobre a amada nação venezuelana e outorga com afeto uma especial Bênção Apostólica.