O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da viagem do Papa a Madri (Espanha) pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude que se celebrará de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o Pontífice.

Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira 18 de agosto a meio-dia. Ali pronunciará seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas às 12:00h.

Às 19:15h Está marcada a Passagem, com alguns jovens, pela Puerta de Alcalá na Plaza de Independencia de Madri.

Às 19:30h presidirá a Festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde pronunciará um discurso.

Na sexta-feira 19 de agosto Bento XVI começará seus trabalhos às 7:30h com a celebração, em privado, da Missa na Capela da Nunciatura Apostólica em Madrid. Às 10:00h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha no Palácio de la Zarzuela de Madri. Às 11:30 a.m. presidirá um encontro com jovens religiosas no Patio de los Reyes de El Escorial.

Às 12:00 o Papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial onde pronunciará um discurso. Às 13:45h compartilhará um almoço com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.

Às 17:00h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o Presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero na Nunciatura. Logo em seguida, às 19:30h presidirá o Via Crucis com os jovens na Praça de Cibeles onde pronunciará um discurso.

Para o sábado 20 de agosto está programada, a partir das 09:00h a confissão de alguns jovens da XXVI JMJ nos Jardins del Buen Retíro de Madri. Às 10:00 a.m. presidirá uma Missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.

Às 12:45h almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madrid, os bispos auxiliares de Madrid e o séquito papal na residência do Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela.
Às 17:00h o Santo Padre se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madrid 2011 na Nunciatura. Às 19:40h visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.

Às 20:30h presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madrid aonde pronunciará um discurso.

No domingo 21 de agosto o Papa Bento XVI presidirá a Missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude às 9:30h no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois da qual rezará com os presentes a oração Mariana do Ângelus.

Às 12:45h o Papa almoçará com os cardeais da Espanha e o séquito papal na Nunciatura. Às 17:00h se despedirá dos presentes neste lugar e às 17:30h presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no  Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid onde pronunciará um discurso.

Às 18:30h participará da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas em Madrid onde pronunciará um discurso. Seu avião está programado para partir para às 19:00h em direção a Roma.