O Cardeal Claudio Hummes, Prefeito emérito da Congregação para o Clero e Arcebispo emérito de São Paulo, foi nomeado Presidente da Comissão Episcopal da CNBB para a Amazônia

Segundo indica a Rádio Vaticano em sua edição em português deste 24 de junho, a Comissão tem duas grandes finalidades: uma é manter a Igreja, ou seja, os bispos espalhados pelo Brasil, interessados na Amazônia e com eles, ver o que se pode fazer para que a Igreja na Amazônia seja bem sustentada e assistida por nós como irmãos no Episcopado.

A segunda, assinala RV, é a própria Igreja na Amazônia, com tudo o que são seus grandes projetos, seu crescimento, suas alegrias e tristezas; digamos, suas aspirações e suas carências.

“É um velho sonho, ainda de jovem padre, quando desejava ser missionário na Amazônia. Depois, Deus na verdade me guiou por outros caminhos: vim para Roma estudar filosofia, me doutorei, voltei, fui professor, bispo em Santo André, enfim... toda essa caminhada, e a Amazônia continuava sendo um de meus ‘amores’. Mas de fato, nunca consegui fazer por ela qualquer coisa de um pouco mais significativo”, revelou o cardeal em sua entrevista à Rádio Vaticano.

“Agora, como emérito, Deus fez ‘cair no meu colo’ assim, de repente, este novo desafio. Agradeço a Deus e peço que me dê as luzes e a força para fazê-lo bem, porque esta Comissão é realmente importante e ser seu Presidente significa trabalhar para que realize aquilo que os bispos e também a Amazônia esperam dela. Por isso, fiquei muito feliz”, afirmou Dom Cláudio.