O Papa Bento XVI recebeu esta sexta-feira o Primeiro-ministro de Montenegro, Igor Luksic, com quem tratou diversos temas de interesse como a assinatura do acordo base entre a Santa Sé e este país europeu.

Conforme indica um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o acordo assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, e o Presidente do Governo guarda relação com o reconhecimento da personalidade jurídica pública da Igreja Católica e de suas instituições principais no âmbito da sociedade civil.

O acordo também "certifica as excelentes relações entre a Santa Sé e Montenegro, estabelecidas do início da independência do país".

O documento assinado também regulamenta a liberdade e a independência na atividade apostólica e na regulação das matérias de competência específica e a liberdade de culto e de ação nos setores cultural, educativo, pastoral e caridoso.

O texto abrange, ademais, a gestão dos seminários, assim como a assistência espiritual às Forças Armadas, nas prisões e hospitais. O acordo entrará em vigor com o intercâmbio dos instrumentos de ratificação.

Nas conversações entre o Cardeal Bertone e o mandatário também houve um frutífero intercâmbio de pontos de vista sobre algumas questões de atualidade internacional, na perspectiva da integração européia e euro-atlântica, sublinhando o compromisso do Governo de Montenegro para promover a paz e o equilíbrio entre os povos e as religiões no país.

"Ademais, confirmou-se a vontade de continuar o diálogo construtivo sobre temas de interesse comum para a Igreja e o Estado", conclui o comunicado.