Após ter presidido a oração das 15h, na Igreja da Candelária no centro da capital carioca, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, junto do clero e outros cem mil fiéis da Arquidiocese que encheram as ruas da cidade para realizar a Procissão em honra ao Sacramento da Eucaristia na Solenidade do Corpus Christi.

Segundo Dom Tempesta o evento foi um testemunho, de que “o povo carioca é um povo católico, cristão, de fé, que demonstra bem isso”.

Segundo a informação divulgada pela página da Arquidiocese do Rio, as Avenidas Rio Branco e Chile, que figuram entre as mais movimentadas do Rio de Janeiro, foram palco de uma multitudinária manifestação de fé, na tarde desta quinta-feira, 23 de junho. Católicos de todas as partes da Arquidiocese se reuniram em torno do Arcebispo para homenagear Jesus Eucarístico.

“Expor para a nossa sociedade que saímos de dentro da nossa igreja, da nossa casa, para estar caminhando com Jesus Eucarístico pelo centro da Cidade é mostrar a todos que Cristo para nós é a felicidade verdadeira, a alegria que não passa”, relatou o paroquiano Walmyr Gonçalves ao portal da Arquidiocese carioca.

A Arquidiocese informou também que muitas crianças participaram da procissão, junto com familiares. A transmissão da fé pelo testemunho público de tantos fiéis pareceu ser um dos objetivos de muitas famílias.

“Demonstrar aos filhos a fé das pessoas, a devoção, ajuda a ensinar a ter esperança no futuro, a perceber que existem bons exemplos e que a religião faz parte disso, nos incentiva a viver o bem. O exemplo do Cristo, o exemplo da Igreja e o de tantas pessoas que vivem em comunidade precisam ser coisas apresentadas aos filhos”, afirmou por  sua parte o casal Rogério e Angélica Prado Martins.

Um momento marcante desse testemunho público de fé foi a chegada da procissão à Avenida Chile, onde mais de 1500 pessoas, vindas de todas as paróquias da Arquidiocese, passaram a madrugada trabalhando na confecção dos tapetes artesanais. O tradicional tapete oferecido pelos católicos do Rio de Janeiro como homenagem a Jesus Eucarístico media 500 metros, sublinha a nota da arquidiocese.

Ao final da procissão, no altar especialmente montado em frente à Catedral Metropolitana, houve um momento de adoração Eucarística e de reflexão no qual Dom Orani explicou o valor e a importância desse encontro de fé.

“Nós viemos às ruas para dizer que nós somos um povo que tem consigo Jesus Cristo e que, por isso mesmo, diante das adversidades, das dores, sofrimentos, dos desafios e, ao mesmo tempo, dos nossos sonhos, das nossas buscas, nós temos conosco a presença de Jesus Cristo”, afirmou o arcebispo.

“Queremos dizer para nós mesmos e para toda a sociedade que aqui está um povo que Deus escolheu e que acredita na presença de Jesus em nosso meio”, disse também Dom Orani.

Por sua parte o Arcebispo do Rio afirmou que a multitudinária expressão de piedade eucarística “é uma resposta do povo de Deus que quer manifestar a sua fé, que quer dizer ao mundo como é bom ter Deus conosco, ter Cristo conosco”.

“Tudo demonstra o carinho do nosso povo que parece querer mesmo dizer: é bom estar com o Senhor!”, disse o prelado.

“O povo carioca é um povo católico, cristão, de fé, que demonstra bem isso, seja pela multidão que participa desse momento celebrativo, seja pelas atitudes e gestos dela. É bom estarmos juntos e por isso não devemos ter medo de estar juntos”, afirmou Dom Tempesta.

“Assim como preparamos o caminho do Senhor, somos chamados a, onde quer que nós sejamos levados, levarmos o bem e a fraternidade, a mensagem de uma notícia feliz e alegre aos amigos, aos vizinhos, aos familiares, àqueles de onde nós trabalhamos”, concluiu o Arcebispo da capital carioca.